Organizações de Alunos

Centro Acadêmico de Engenharia (CAEng)

O CAEng, Centro Acadêmico de Engenharia, é a entidade autônoma que representa todos os estudantes de engenharia da Escola Politécnica da UFRJ e tem como principal tarefa ajudá-los em suas lutas e reivindicações.

Fundado em 25 de abril de 1907, é o maior centro acadêmico da América Latina e o segundo mais antigo do país, tendo uma importância muito grande no processo de redemocratização do Brasil.

O centro acadêmico tem atuação fundamental nos assuntos de ensino, lutando por um ensino sempre melhor e mais prazeroso para os estudantes e para isso temos uma ferramenta importante que é a congregação da Escola Politécnica, onde são deliberadas diversas questões do assunto. Além da comissão de ensino, que funciona como um auxiliar à congregação, onde passam todos os processos de alunos.

O CAEng também realiza diversas atividades para promover a integração entre os estudantes, como festas, campeonatos e saraus, além de debates, grupos de estudos e de discussão. Na sede, que está localizada nos fundos do bloco F, os estudantes podem ir para relaxar, estudar ou se divertir. Entre os eventos promovidos pelo CAEng está a recepção de calouros, que é feita todo período e consiste em um “seja bem-vindo” para nossos novos alunos.

Durante o período remoto, a atuação do CAEng se reformulou, mas não parou em nenhum momento. As demandas são altas e a todo momento chegam novas, e tudo consta nos meios de comunicação do Centro Acadêmico – instagram, facebook e whatsapp -. É importante seguir e estar sempre atento às novas informações passadas!

Para finalizar, é importante ponderar à todos os novos ingressantes que a gestão é colaborativa, sempre de braços abertos a receber quem quiser ajudar nessa construção que cresce cada vez mais. Não hesite em procurar saber mais e fazer parte do CAEng!

CAENG NAS REDES SOCIAIS

caeng@poli.ufrj.br

Fluxo Consultoria

Você realmente sabe como é o dia a dia da sua engenharia no mercado de trabalho? Se sua resposta for sim, venha conhecer a Fluxo. A maior empresa júnior (EJ) do Brasil, aqui você conseguirá aplicar os conhecimentos que são ensinados na faculdade e também aprenderá conhecimentos que só o mercado empresarial possui.

Mas se a sua resposta for negativa, venha descobrir com a Fluxo Consultoria. Aqui praticamos todas as engenharias! Você realizará projetos reais com clientes reais e terá a experiência de estar trabalhando mesmo estando nos primeiros semestres da faculdade. 

Se um dos seus objetivos for criar uma rede de amigos e de networking nessa pandemia, você tem mais um motivo para vir para a Fluxo. Quando você entrar, irá se deparar com uma cultura muito voltada para o cliente, sempre tentando impactá-lo com soluções inovadoras. Além dos clientes, você conseguirá se conectar com diversas de pessoas, e não estamos nos referindo somente aos mais de 150 membros que possuimos, estamos mencionando todas as pessoas do Rio de Janeiro e do Brasil, que fazem parte de uma EJ. Nós fazemos parte da “Rio Junior”, que reúne todas as empresas juniores do Rio, e também da “Brasil Junior” que reúne todas as empresas juniores federadas do Brasil.

Se um dos seus objetivos for se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, pode colocar na lista mais dois motivos para ser um “caveira”. A nossa missão é  promover acesso ao conhecimento, impactando o Brasil com projetos de engenharia. Sendo assim, se você possui ou não algum conhecimento técnico da engenharia que está cursando, nós iremos promover inúmeras capacitações no nosso processo seletivo para que você esteja e se sinta apto a realizar projetos que irão impactar o Brasil. Além disso, você poderá se submeter a situações que lhe tirem da zona de conforto e façam você superar aquele medo de falar em público ou aquela habilidade social que você quer tanto desenvolver.

Se você quiser fazer parte de um time de excelência, venha para a Fluxo Consultoria! Temos mais de 27 anos de experiência, mais de 500 clientes impactados e mais de 600 projetos realizados. Por três anos consecutivos, ficamos em 1°lugar no ranking das Empresas Juniores do Brasil e também já fomos contemplados por inúmeros títulos estaduais, nacionais e internacionais. Por exemplo, os prêmios de maior Empresa Júnior do Brasil, nos anos de 2018, 2019, 2020; o prêmio de 1° lugar  no case estratégico do JEWC que é concedido pela apresentação do case no Junior Enterprise World Conference  2014, na Suíça; prêmio de Alta performance concedido pela Rio Junior, devido ao excelente desempenho alcançado tanto em 2018 quanto em 2020, além de outros. Se gostou e quer saber mais sobre nós, entre em contato!

VISITE O SITE DA FLUXO CONSULTORIA

www.fluxoconsultoria.poli.ufrj.br

FLUXO CONSULTORIA NAS REDES SOCIAIS

Enactus UFRJ

A Enactus UFRJ é uma organização mundial sem fins lucrativos que visa estimular estudantes universitários a mudarem o mundo através da sua capacidade empreendedora e de transformação. Ela está presente em mais de 35 países de diferentes continentes e, a partir das suas equipes, empodera pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade com a ajuda de jovens estudantes com valores sociais.

Sua missão é incentivar esses jovens, que serão os líderes do futuro, a usarem o seu potencial empreendedor como ferramenta para transformar vidas e melhorar o mundo. Seu lema é: “Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós”.

Em 2012, por iniciativa de estudantes do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nasce a Enactus UFRJ. Com o objetivo de levar a ação empreendedora para as comunidades do Rio, o nosso time aos poucos foi iniciando projetos e imergindo em diferentes localidades. Hoje, a Enactus UFRJ conta com mais de 30 membros colaboradores de diferentes graduações da universidade e, com o auxílio de professores e parceiros, atua para empoderar vidas em nossa região por meio de projetos com base sustentável, social e empreendedora.

A Enactus UFRJ está presente em 4 comunidades localizadas em diferentes bairros do Rio de Janeiro, além de atuar numa instituição filantrópica na Tijuca. Atualmente, o nosso time está com  projetos em andamento nas comunidades do Caju, Vila Residencial, Santa Marta, Arará, além do Sodalício da Sacra Família.

ENACTUS NAS REDES SOCIAS

Interpoli

O Interpoli é um grupo de alunos da Escola Politécnica, da Escola de Química e da COPPE/UFRJ que busca melhorar a experiência dos alunos estrangeiros que vêm estudar no Centro de Tecnologia (CT) em programas de intercâmbio acadêmico ou de dupla diplomação, visando a construção de uma imagem positiva da UFRJ no exterior. Oferecemos suporte à Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) no acolhimento desses alunos e na integração deles ao ambiente universitário brasileiro e à cidade do Rio de Janeiro.

VISITE O SITE DO INTERPOLI

www.interpoli.poli.ufrj.br

INTERPOLI NAS REDES SOCIAIS

interpoli@poli.ufrj.br

Confraria Acadêmica de Engenharia Naval (CANa)

A CANa, Confraria dos Acadêmicos da Naval, é a representação estudantil do curso de Engenharia Naval e Oceânica. Nós temos como objetivos: promover a integração dos alunos do curso, promover experiências agregadoras tanto para o lado pessoal quanto profissional (cursos, rodas de conversa etc), além de representar as demandas do curso perante a coordenação, departamento e professores.

Somos um grupo composto somente por alunos, de períodos variados e, portanto, sabemos das dificuldades em todas as etapas da trajetória do estudante de engenharia naval. Estamos aqui para facilitar essa jornada e promover um suporte para calouros até se tornarem formandos! Qualquer dúvida ou dificuldade, pode entrar em contato com a CANa pelas redes sociais ou email. 

CANa NAS REDES SOCIAIS

cana@poli.ufrj.br

Confraria Acadêmica de Engenharia de Produção (CAEP)

A Confraria Acadêmica de Engenharia de Produção (CAEP) é a entidade representativa dos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica.

A CAEP é uma entidade de alunos para alunos, que tem como pilar a melhoria continua do nosso curso. Para isso, além da representação dos alunos, tem como objetivo promover uma maior integração entre os estudantes, aproximar o curso do mercado de trabalho e auxiliar na busca por mudanças no ensino, de forma a manter a excelência e o reconhecimento da engenharia de produção da Politécnica-UFRJ.
Desejamos a você, calouro, uma excelente formação acadêmica e a construção de memórias que nos remetam a uma caminhada divertida e cheia de conquistas ao longo da faculdade.

ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP

CAEP NAS REDES SOCIAIS

Confraria Acadêmica de Engenharia Civil (CACiv)

A CACiv é o órgão de representação dos alunos do curso de engenharia civil da Politécnica-UFRJ. Buscamos orientar e informar os alunos sobre os processos internos da faculdade. Realizamos o diálogo com os órgãos “burocráticos” da universidade e em 2017 chegamos a propor a mais recente reforma na grade de disciplinas.
Além disso, buscamos fomentar a participação ativa dos estudantes no meio acadêmico, organizando palestras, cursos, workshops e visitas técnicas, e instigando atividades extraclasse de pesquisa e de extensão.
Atender aos anseios do corpo discente é o que nos move, e não poderia ficar de fora a identificação com o curso de engenharia civil, fornecendo artigos, produtos e a integração do curso através de festas, viagens de férias e rodas de conversa.

CACiv NAS REDES SOCIAIS

caciv@poli.ufrj.br

Confraria Acadêmica de Engenharia Elétrica (CAEL)

A CAEL é uma organização estudantil formado por alunos do curso de engenharia elétrica que juntos buscam representar parte do corpo discente do curso. Exibir um comportamento de aproximação e participação aos assuntos que competem à Universidade, lutar por uma melhor distribuição de vagas nas matérias, acolhimento dos recém-chegados e buscar sempre esclarecer as dúvidas de todos a respeito dos processos acadêmicos da Universidade. Desejamos muito sucesso aos ingressantes e esperamos logo logo poder conhecer vocês!

ENTRE EM CONTATO

cael@poli.ufrj.br

Confraria Acadêmica de Engenharia Mecânica (CAMec)

A CAMec UFRJ é um grupo de alunos da Engenharia Mecânica com uma motivação em comum, tornar a experiência da graduação o mais agradável possível para todos. O principal objetivo da Confraria é melhorar a relação entre alunos e professores e dos alunos entre si, tornando o curso mais unido.
Uma das frentes de atuação da Confraria é usar a animação dos calouros para empolgar todo o curso e gerar sensação de união desde o ingresso na UFRJ. Entre as atividades realizadas estão o desenvolvimento do guia de sobrevivência para calouros, o programa de apadrinhamento de calouros pelos veteranos, que funciona como uma mentoria nos primeiros momentos na universidade, e a criação do currículo interativo, que auxilia na organização de matérias e estudos principalmente de quem está no ciclo básico.
A CAMec acredita que, como uma maneira de criar afeição e união, é papel da Confraria tomar para si os problemas e questionamentos dos alunos e professores e, através de recolhimento de opiniões dos corpos docente e discente, levar sugestões para reuniões do departamento. Além disso, também é função da Confraria prezar pela aproximação com outras universidades e organizações e pela realização de atividades que procuram criar laços entre os estudantes e as empresas antes mesmo da busca por estágio.
Percebe-se que as formas através das quais uma instituição como a CAMec contribui para o desenvolvimento do curso são várias. Portanto, uma parte importante do trabalho da Confraria é o jornalzinho eletrônico mensal com as atividades da gestão, buscando o desenvolvimento de confiança das pessoas na organização e a geração de interesse na continuidade dessa iniciativa.

Vídeos: bit.ly/VideoCamec

Grupo de Eletrônica e Computação (GECOM)

O Grupo de Eletrônica e Computação (GECOM) é um grupo estudantil formado por alunos e alunas da engenharia eletrônica e de computação que busca facilitar a vida acadêmica dos discentes do curso. Para isso, temos uma sala no Bloco H, com mesas, livros e materiais úteis aos discentes no dia a dia, além de disponibilizarmos um Drive com materiais de estudo aprovados pelos professores do nosso curso. Além disso, buscamos trabalhar em conjunto com os representantes discentes, para levar demandas e preocupações para o departamento e tentar buscar uma solução. Estamos sempre à disposição para perguntas e sugestões! Entre em contato!

GECOM NAS REDES SOCIAIS

Liga Naval

A Liga Naval é uma liga universitária voltada à promoção do crescimento pessoal e profissional de estudantes de engenharia naval e oceânica da Politécnica-UFRJ e à ampliação do contato com o mercado de trabalho.

Criada por alunos do curso de engenharia naval no primeiro semestre do ano de 201, no Programa de Incubação de Ligas da Fundação Estudar, temos uma estrutura sem fins lucrativos, onde trabalhamos voluntariamente buscando, sobretudo, o conhecimento e impactar os futuros engenheiros navais do nosso país para que eles tenham a capacidade e aspiração de transformar nossa indústria naval e offshore.

Conheça nossos projetos:

Workshop:

A Equipe de Workshop da Liga Naval enxerga o espaçamento existente entre as aulas teóricas e a rotina de um profissional de engenharia naval, tendo isso em mente, promove a realização de, ao menos, um evento por semestre.

O intuito do workshop é viabilizar uma troca de conhecimentos e experiências entre o aluno e um profissional já formado. O workshop é composto de diversas palestras com profissionais renomados na área, minicursos e visitas técnicas, todos sobre uma temática relevante no mercado e previamente escolhida.

Mentoria:

O Programa de Mentoria da Liga Naval promove aos alunos da graduação, a oportunidade de serem guiados durante a sua formação acadêmica por engenheiros atuantes no mercado de trabalho. 

Durante os três meses de projeto a cada semestre, os alunos são orientados a traçarem metas de médio e longo prazo, construir currículo, e demais conselhos que os ajudarão a se tornarem mais preparados para o mercado de trabalho. 

Dessa forma, o Programa de Mentoria consegue trabalhar o networking dos alunos e auxiliar nos futuros caminhos que eles irão percorrer para alcançar a área de atuação desejada.

Diário de Bordo:

O projeto Diário de Bordo foi criado para aproximar estudantes de todo o país e profissionais do ramo naval. Com produção de conteúdo por meio de vídeos, nós entrevistamos engenheiros e engenheiras navais em seu local de trabalho. Com uma conversa informal e descontraída eles contarão um pouco de sua trajetória profissional e darão dicas vitais para nós estudantes de engenharia.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre que carreira seguir, nossos vídeos, com certeza, irão te ajudar a tomar um rumo. Então o que está esperando? Veja nossas últimas produções. 

E aí? Se interessou pela liga? Quer saber mais? Fique ligado nas nossas redes sociais! Estamos de braços abertos para responder quaisquer dúvidas sobre nossos projetos ou qualquer aspecto do curso em si! Fiquem à vontade para entrar em contato conosco! 

VISITE O SITE DA LIGA NAVAL

www.liganaval.poli.ufrj.br

LIGA NAVAL NAS REDES SOCIAIS

Laboratório de Empreendedorismo e Novos Negócios (LABGN2)

O Laboratório de Empreendedorismo e Novos Negócios (LABGN@) da Escola Politécnica da UFRJ é uma organização estudantil e foi o primeiro laboratório de empreendedorismo da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 27 de agosto de 2004 incentivando o empreendedorismo universitário. Nossa missão é despertar e difundir uma cultura empreendedora, promovendo mentorias, projetos e soluções para novos negócios. Algumas de nossas atividades:

  • Germinadora de Startups da UFRJ
  • Lunch Talks
  • Encontro anual Elevando suas ideias
  • Disciplina de extensão – Projeto de Extensão Empreendedorismo e Novos Negócios (EEWX02)
  • MBA em Empreendedorismo e Gestão de Novos Negócios
  • Competição Nacional Batalha das Startups
  • Oficinas de Extensão para o público Externo

Fundadora e Coordenadora Geral:  Professora Maria Alice Ferruccio da Rocha
Email: dace.diretora@poli.ufrj.br

ENTRE EM CONTATO

dace.diretora@poli.ufrj.br

VISITE O SITE DO LABGN2

https://www.gn2.poli.ufrj.br/

UFRJ Consulting Club

O UFRJ Consulting Club é uma organização estudantil que busca aproximar o aluno do mundo de negócios e consultoria. Queremos dar ao universitário oportunidades de entender o que o mercado oferece nessas áreas, preparando-o para que se torne um profissional de excelência.
Em 2015, quatro estudantes de engenharia na Escola Politécnica da UFRJ se uniram com o objetivo de complementar o conteúdo transmitido em sala de aula, aproximando e preparando ainda mais os alunos da universidade para o mercado de trabalho. Com isso, foi criado o UFRJ Consulting Club, o clube de negócios e consultoria da UFRJ.

Missão interna
“Formar pessoas excepcionais por meio do aprendizado em uma organização de excelência”

Missão externa
“Ser uma das pontes entre a UFRJ e o mundo dos negócios e consultoria”

Coordenadora Geral: Maria Alice Ferruccio da Rochax

ENTRE EM CONTATO

dace.diretora@poli.ufrj.br

VISITE O SITE DO UFRJ CONSULTING CLUB
https://www.consultingclub.com.br/